terça-feira, 25 de outubro de 2016

O que há de novo no vSphere 6.5? - Virtual SAN 6.5

                 

Na semana passada, a VMware anunciou oficialmente a nova versão da sua plataforma de virtualização, o vSphere 6.5 e junto com ela veio também a nova versão da Virtual SAN 6.5. O anúncio ocorreu na abertura da edição européia da VMworld 2016, que aconteceu em Barcelona entre os dias 17/10/16 e 20/10/16 , e trouxe muitas novidades.

Nesse post vou falar sobre as principais novidades da Virtual SAN 6.5.

Para saber mais sobre Virtual SAN, veja os posts da série sobre VMware Virtual SAN 6.2:

VMware Virtual SAN 6.2 – Parte 1 – Introdução

- Native Support for iSCSI Target

Com o vSAN 6.5 será possível fornecer área de armazenamento para hosts externos ao VMware, por exemplo um outro hypervisor ou cluster microsoft, ou qualquer servidor físico que precise acessar uma área de armazenamento compartilhada. Esse fornecimento de área será feito através do protocolo iSCSI, ou seja, com o vSAN 6.5 será possível configurar o hosts ESXi como um iSCSI target e a partir dele fornecer armazenamento em bloco (LUNs) para outros servidores. As LUNs, criadas em cima do vSAN Datastore, serão objetos do vSAN e portanto poderão estar associadas às políticas de armazenamento disponíveis e usufruir de funcionalidades como Dedup e Compressão, RAID1, RAID5 ou RAID6, e etc...


 Os limites máximos para a configuração do iSCSI no Virtual SAN 6.5 serão:

1024 LUNS per cluster
Maximum of 128 sessions per node
Maximum of 128 targets per cluster
Max Lun size is 62 TB

- 2 node Direct Connect

Essa novidade é mais voltada para ambientes menores/remotos onde se têm no máximo dois nodes ESXi para formar um cluster vSAN. A partir do vSAN 6.5, será possível conectar estes 2 nodes diretamente, através de uma conexão cruzada (cross-connected), eliminando assim a necessidade de um switch de rede para o tráfego do vSAN, e consequentemente reduzindo o custo total da solução. Além disso será possível segregar o tráfego de dados do vSAN, que passará no link direto entre os dois nodes, do tráfego para o Witness, que poderá utilizar uma outra interface vmkernel.


- All Flash para todos

Com o VMware Virtual SAN 6.5 vieram algumas mudanças no licenciamento, em especial para os usários que desejam utilizar o vSAN no modelo All Flash. A partir de agora, todas as versões de licenciamento do vSAN, incluíndo a edição Standard, irão suportar modelos de hardware all flash. Um detalhe importante é que os serviços de dados exclusivos dos modelos all flash, como Dedup e Compressão, RAID5/6 continuarão disponíveis apenas a partir da edição Advanced.

- PowerCLI cmdlets for VSAN

Com o novo vSAN 6.5 foi atualizada também a API do vSAN e com a próxima versão do PowerCLI virá uma série de novos cmdlets para o Virtual SAN, possibilitando a automatização de uma série de tarefas de configuração e gerenciamento do cluster vSAN.

No vídeo abaixo é possível ver um exemplo de criação e configuração de um cluster vSAN utilizando o PowerCLI.



Outros posts sobre o que há de novo no vSphere 6.5:

O que há de novo no vSphere 6.5? - vCenter Server Appliance (VCSA)
O que há de novo no vSphere 6.5? - vSphere HA
O que há de novo no vSphere 6.5? - vSphere DRS
O que há de novo no vSphere 6.5? - VMFS-6 / Core Storage

Nenhum comentário:

Postar um comentário