domingo, 16 de outubro de 2016

Nuvem VMware na AWS

                 

Na última quinta-feira (13/10/2016), a VMware e a Amazon anunciaram uma parceria estratégica que permitirá a execução de uma nuvem privada da VMware, com todos os componentes do datacenter definido por software da VMware (vSphere ESXi, VSAN e NSX), como um serviço na nuvem da AWS.

Este serviço, chamado de VMware Cloud on AWS, será oferecido em um formato de serviço pela VMware. 

Essa infraestrutura será entregue como se fosse uma nuvem privada dedicada para o cliente VMware, e irá conter hosts ESXi, VSAN e NSX, tudo rodando em um datacenter da AWS. Uma observação importante é que o ESXi estará rodando em hosts físicos (bare-metal), e não como uma máquina virtual, na infraestrutura da Amazon. Isso irá permitir que os clientes executem cargas de trabalho com os mesmos níveis de desempenho, confiabilidade e disponibilidade que já possuem nas instalações locais (on-prem), porém utilizando uma arquitetura na nuvem.



Vale ressaltar que este será um serviço totalmente gerenciado pela VMware. Ou seja, a VMware irá instalar, gerenciar e manter toda a infraestrutura. As operações de rotina, como aplicações de patches ou manutenções de falha de hardware ficarão a cuidado da VMware. Os clientes terão permissões em determinadas coisas, como no vCenter, e estarão aptos a utiliza-lo para a execução de tarefas administrativas, mas algumas ações como atualizações serão fornecidas como parte do serviço pela VMware.

A VMware Cloud on AWS estará dísponivel nos modelos Stand-Alone, Hybrid Cloud ou Cloud-to-Cloud. Nos modelos Hybrid Cloud e Cloud-to-Cloud, o vCenter, através do Enhanced Linked-Mode, permitirá o gerenciamento de ambos os ambientes a partir de uma console única. Veja no exemplo abaixo que há um vCenter Local (On-Prem Data Center) e um vCenter na AWS (CloudProvider_1_CDC), ambos gerenciáveis de uma console centralizada e já conhecida pelos administradores VMware.


Algumas das outras características anunciadas são:

- Possibilidade de migração das VMs entre os ambientes utilizando vMotion, sem nenhuma necessidade de conversão ou alteração, simplesmente um vMotion. É claro que será necessário que toda a parte de rede esteja OK, por isso o NSX será um diferencial neste caso. Ou seja, se você ainda não têm o NSX no seu ambiente, isso não será um empecilho para utilizar o VMware Cloud on AWS, porém algumas funcionalidades do NSX para nuvens híbridas ficarão indisponíveis.

- Possibilidade de crescer facilmente o ambiente hospedado na nuvem AWS. Imagine hoje o trabalho e o tempo que se demora para crescer o seu cluster VMware, se formos considerar desde o processo de compra de novos servidores até o ponto em que estejam prontos para serem adicionados ao cluster. Muitas vezes o negócio não pode esperar todo esse tempo. E mesmo que você seja um administrador precavido e tenha alguns servidores “reservas”, nunca se sabe exatamente o quanto e quando o seu ambiente crescerá, o planejamento de capacidade é um dos maiores desafios enfrentados na TI. 

A previsão é que no início de 2017 comece o período de testes (Beta) da solução, e a partir da metade do ano, esteja disponível para todos. 

Para saber mais detalhes sobre o anúncio, veja os posts abaixo publicados pela VMware:

VMware and Amazon Web Services Announce Strategic Partnership
VMware Cloud on AWS – A Closer Look

2 comentários: