quarta-feira, 17 de agosto de 2016

VMware Virtual SAN 6.2 – Parte 2 – Licenciamento

                 

Antes de decidir por habilitar o VMware VSAN no seu ambiente, é importante saber que o VSAN possui um licenciamento separado do vSphere. Ou seja, mesmo que a sua licença de vSphere seja a mais top, no caso a Enterprise Plus, ainda assim será necessário adquirir as licenças do VMware Virtual SAN.

Assim como no licenciamento do vSphere, existem várias edições (tipos) de licença e cada uma possui features diferentes. No caso do VSAN existem as seguintes edições: Standard, Advanced, Enterprise e ROBO (Remote Office/Branch Office). A tabela abaixo mostra cada uma das features que estão disponíveis em cada uma das edições:

 

A licença Advanced possui todos os features da licença Standard mais as features de Dedup e Compressão, e RAID 5/6 Erasure Coding. É importante ressaltar que essas features só se aplicam para configurações All-Flash, ou seja, mesmo que possua a licença Advanced, se o seu cluster VSAN for híbrido (SSD + HDD), estas features não poderão ser utilizadas.

A licença Enterprise é nova e foi lançada juntamente com o VMware Virtual SAN 6.2. Além de todas as features inclusas nas licenças Standard e Advanced, ainda possui o suporte para Stretched Cluster e QoS para limitar a quantidade de IOPS por objetos.

As licenças Standard, Advanced e Enterprise são licenciadas no modelo per-CPU (socket). Por exemplo, se você possui um VSAN cluster com 4 hosts e cada um deles com 2 CPUs, será necessário aplicar uma licença para o cluster VSAN com uma capacidade mínima para 8 CPUs. A quantidade de Cores/CPU é indiferente.

As licenças do tipo ROBO (Remote Office/Branch Office) são um tipo de licença específica para ambientes remotos. Do ponto de vista da VMware, um escritório remoto ou filial é uma localidade física remota ao datacenter principal. A licença ROBO é fornecida no modelo per-VM e é vendido em pacotes de 25 VMs. É possível utilizar as 25 licenças em um único escritório remoto ou usar por exemplo 5 licenças em 5 escritórios remotos distintos.

Existe ainda um outro tipo de licença que não aparece na tabela acima, que é a licença Virtual SAN for Desktop. Neste caso a licença é exclusiva para ambientes que rodarão apenas desktops virtuais. As licenças Virtual SAN for Desktop também estão disponíveis nas edições Standard, Advanced e Enterprise, porém elas são fornecidas nos modelos per-named user ou per-concurrent user (CCU) e agrupadas em pacotes de 10 ou 100 licenças. Uma licença Virtual SAN Advanced já está inclusa nas licenças do VMware Horizon (Advanced ou Enterprise).

Outros posts da série VMware Virtual SAN 6.2: 
VMware Virtual SAN 6.2 – Parte 1 – Introdução
VMware Virtual SAN 6.2 – Parte 2 – Licenciamento
VMware Virtual SAN 6.2 – Parte 3 – Arquitetura VSAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário