segunda-feira, 2 de março de 2015

EMC + VMware EVO:RAIL = VSPEX Blue

                 


Sem dúvidas o mercado de TI está em constante mudança e evolução, vira e mexe uma nova tendência surge e começa a transformar as coisas. Falando mais especificamente da área de infraestrutura, o surgimento de algumas tecnologias mudou radicalmente a forma de “construírmos” um datacenter, como por exemplo as redes de armazenamento, também conhecidas como SAN (Storage Area Network) e a Virtualização. A última tendência que parece estar indo por esse mesmo caminho, é o que chamamos de infraestrutura hiperconvergente. 

Na VMworld 2014, a VMware anunciou um novo produto chamado EVO (EVO:Rail e EVO:Rack), o qual seria distribuído por meio de contratos OEM com outros fabricantes. Na ocasião foram apresentados alguns desses fabricantes, e entre eles estava a EMC. 

Se você não sabe exatamente do que se trata o VMware EVO:Rail, veja o post “VMworld 2014 - EVO:RAIL: appliance para infraestrutura hiperconvergente”.

Esse modelo adotado pela VMware para distribuir o EVO:Rail, além de aumentar o leque de possibilidades para o seu usuário final, obrigou os fabricantes a se esforçarem para oferecer algum tipo de diferencial na sua oferta, seja incluindo no pacote um software de backup, uma solução de armazenamento externo integrada ou até mesmo uma oferta diferenciada de serviço/suporte.

No início de Fevereiro/2015 (durante o VMware PEX) a EMC finalmente mostrou o que estava preparando e surpreendeu muita gente com o seu novo produto, o VSPEX Blue. O VSPEX Blue é o appliance de infraestrutura hiperconvergente da EMC, baseado no VMware EVO:Rail.

Por padrão, todo appliance ofertado com o EVO:Rail (independente do fabricante) deve seguir uma especificação de hardware definida pela VMware, portanto nesse sentido o VSPEX Blue não fugiu muito a regra e será ofertado com as seguintes especificações:


Processor Per Node
•Intel Ivy Bridge (Up to 130W)
•Dual Processor

Memory | Processor Per Node
•4 Channels of Native DDR3(1333)
•Up to 8 DDR3 ECC R-DIMMS per server node

Disk
•Integrated 4-Port SAT/SAS controller (SW RAID)
•Up to 16 (4 per node) 2.5” HDD

I/O’s Per Node
•Dual GbE ports onboard
•Optional IB QDR/FDR or 10GbE integrated
•1x 8 PCIe Gen3 I/O Mezz Option (Quad GbE or Dual 10GbE)
•1 x 16 PCIe Gen3HBA slots
•Integrated BMC with RMM4 support

Chassis
•2U chassis supporting 4 hot swap nodes w/half-width MBs.
•2 x 1200W (80+ & CS Platinum) redundant hot-swap PS
•Dedicated cooling / node (no SPoF) –3 x 40mm dual rotor fans
•Front Panel w/separate power control per node
•17.24” x 30.35” x 3.46”

O appliance será oferecido com 2 configurações distintas: a configuração “Standard” que virá com 128GB de RAM em cada um dos nós, e a configuração “Performance” que terá 192GB de RAM em cada nó.

Por enquanto só será possível escalar até 4 appliances VSPEX Blue (16 nós) em um único cluster.


O grande diferencial do VSPEX Blue em relação aos seus concorrentes e a razão por seu lançamento ter sido tão comentado foi justamente a quantidade de ofertas de software e a forma como estes foram integrados na engine do EVO:Rail.

Além dos softwares que já estão inclusos em qualquer oferta do EVO:Rail:

- VMware vSphere Enterprise Plus;
- VMware vCenter Server;
- VMware vCenter Log Insight;
- VMware Virtual SAN;
- VMware EVO:Rail Engine

Também estará incluso no VSPEX Blue:

- VSPEX Blue Manager
Interface de gerência totalmente integrada com a interface do EVO:Rail. Oferece ao usuário a possibilidade de verificar o status dos componentes físicos do appliance. Acesso imediato aos recursos de suporte como a  Knowlodge Base da EMC ou chat, por exemplo. Facilita no gerenciamento do applicance automatizando a verificação de atualizações de patches e softwares. Acesso ao VSPEX Blue Market.

- VSPEX Blue Market
A Blue Market foi uma grande sacada da EMC para facilitar a aquisição de soluções que podem ser utilizadas em conjunto com o VSPEX Blue. Funciona como uma loja de aplicativos (tipo um Apple Store ou Google Play) e com o passar do tempo é provável que mais softwares sejam disponibilizados 

- EMC Secure Remote Support (ESRS)
O ESRS é o sistema utilizado pela EMC para monitorar remotamente todos os seus equipamentos. Com o ESRS, qualquer falha crítica é automaticamente enviada para a EMC, e se for o caso, um chamado também pode ser aberto. Além disso, o ESRS permite que o suporte da EMC conecte-se remotamente nos equipamentos (com a autorização do cliente) e tome as ações necessárias para resolver algum problema ou verificar pró-ativamente como o ambiente está.

- EMC RecoverPoint for VMs
O RecoverPoint for VMs é o software da EMC que permite a proteção contínua a nível de VM (para retornar a VM para qualquer ponto no tempo) e a replicação das suas VMs para outras localidades. No caso do VSPEX Blue, o RecoverPoint está licenciado para 15 VMs por appliance (4 nós).

- VMware Data Protection Advanced
Solução de backup em disco da VMware que é baseada na tecnologia EMC Avamar. É possível conseguir altas taxas de desduplicação com o VDP. E é possível salvar os dados no próprio appliance ou mandá-los para um appliance Data Domain externo.

- EMC CloudArray
O EMC CloudArray é um software da EMC (proveniente da aquisição da TwinStrata) que permite apresentar para as suas aplicações (por meio dos protocolos iSCSI ou NFS/CIFS) uma área de armazenamento de objetos fornecida por provedores de nuvem pública (AWS S3, vCloud Air, +20 outros provedores). O CloudArray ainda é capaz de armazenar em cache esse conteúdo. Com o VSPEX Blue será disponibilizada uma licença para 10TB de armazenamento e 1TB de cache.

Abaixo o vídeo de lançamento do VSPEX Blue...


A TI tão simples, que até um adulto pode fazer ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário