segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Monitorando a utilização de espaço em disco no VCSA

                 

A cada dia tenho visto mais e mais administradores optarem por utilizar o vCenter Server Appliance  (VCSA) ao invés da versão Windows do vCenter Server. Se você tem dúvidas sobre qual das versões é melhor para o seu ambiente, veja esse post que fiz há algum tempo com algumas considerações que talvez ajudem a escolher.

Uma das coisas que eu já percebi é que quando se utiliza o VCSA, há uma certa tendência em abrir mão do gerenciamento da máquina em si, talvez por ter esse conceito de appliance, e já vir pré-configurado, algumas pessoas tendem a ignorar o gerenciamento e o monitoramento do S.O que roda dentro desse appliance. E esse “descaso” pode acabar gerando situações críticas para o ambiente.

Uma dessas situações pode ser o estouro do espaço em disco no appliance. É importante lembrar que o VCSA conta com um banco de dados vPostgres embutido e que com o passar do tempo e dependendo da maneira como foram configuradas as opções de estatísticas, esse banco pode crescer a ponto de ocupar toda a partição do disco, causando problemas ainda piores.

Infelizmente, ainda não há (e nem sei se algum dia terá) um alarme no vCenter informando sobre a utilização do espaço em disco no appliance. Talvez por isso a VMware tenha disponibilizado um script para os seus usuários que permite que um e-mail seja enviado para o administrador quando uma determinada percentagem do disco tiver sido ocupada.

Para maiores detalhes sobre este monitoramento e para o download do script, veja o KB2058187.

Um comentário:

  1. Olá thiago tudo bem? estou começando a trabalhar com as soluções da vmware, já realizei algumas implementações com o ESXi 6.0 e estou gostando muito, gostaria de indicasse, se possível, aonde eu posso fazer o curso oficial, online ou presencial, seria de grande ajuda, obrigado, meu email é: thiago_araujo10@hotmail.com

    ResponderExcluir