terça-feira, 2 de setembro de 2014

VMworld 2014 - vRealize Suite: nova plataforma para gerenciamento de nuvens híbridas

                 

Uma outra novidade da VMworld 2014 foi o lançamento de uma nova platoforma para o gerenciamento de nuvens híbridas, chamada de VMware vRealize Suite.

Segundo a VMware, a grande adoção dos modelos de nuvem nos datacenters atuais não é completamente atendida pelas ferramentas e processos de gerência tradicionais, uma vez que estes se mostram isolados (falta integração entre os componentes), complexos e também não oferecem o nível de automação que é exigido para atender aos negócios atuais.

Entendendo essa necessidade, a VMware vRealize Suite se dispõe a oferecer uma plataforma para gerenciamento de nuvens centralizada que funcione com ambientes heterogêneos e com nuvens híbridas. Embora seja otimizado para trabalhar com ambientes VMware, a suíte pode prover e gerenciar recursos de outras plataformas de virtualização como o Microsoft Hyper-V e o Red Hat KVM. Essa experiência de gerenciamento unificado se extende ainda para algumas nuvens externas como VMware vCloud Air e Amazon Web Services.


A VMware vRealize Suite possui as seguintes capacidades:

Entrega de serviço sob demanda: fornecimento automatizado de infraestrutura, aplicações e serviços de TI através de um portal self-service e de um catálogo de serviços, entregues por meio de diferentes hypervisors, nuvens privadas ou públicas.

Capacidade e otimização de recursos: permite que você faça o correto dimensionamento dos recursos fornecidos, aumentando a utilização e otimizando a carga sob os recursos locais ou de nuvens públicas;

Gerenciamento de desempenho e monitoramento: gerenciamento inteligente de utilização desde aplicações até a parte de armazenamento, passando por ambientes físicos, virtuais e nuvens externas. Possui uma abordagem integrada de desempenho, capacidade, configuração, conformidade e gerenciamento de log;

Medição de custos de serviço: análise do custo dos serviços de infraestrutura, incluindo as taxas cobradas pelos serviços de nuvens públicas. Permite medir o consumo para futuras cobranças.

Se você achou que já viu isso anteriormente não está enganado, na verdade essa nova suíte é apenas a oferta de produtos já existentes mas de uma maneira integrada. A VMware vRealize Suite está disponível em duas versões diferentes. Abaixo você confere o que está incluído em cada uma dessas versões:

vRealize Suite Advanced:

- VMware vCloud Automation Center Advanced
- vCenter Operations Management Suite Advanced
- vCenter Log Insight
- VMware IT Business Management Suite Standard

vRealize Suite Enterprise:

- VMware vCloud Automation Center Enterprise
- vCenter Operations Management Suite Enterprise
- vCenter Log Insight
- IT Business Management Suite Standard

Uma dúvida que pode surgir é se você deve optar pela VMware vCloud Suite ou pela VMware vRealize Suite. Provavelmente a VMware já estava esperando por esse tipo de dúvida, por isso na própria página dessa nova suíte existe a seguinte recomendação:


Resumindo, vCloud Suite é para aqueles que querem construir e gerenciar uma nuvem privada baseada no VMware vSphere. A vRealize Suite é para ambientes realmente grandes que já possuem uma nuvem privada heterogênea (diferentes plataformas de virtualização) assim como fazem uso também de nuvens públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário