quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VMworld 2014 - VMware vCloud Air

                 

Há pouco mais de um ano, na VMworld 2013, a VMware havia disponibilizado para os seus clientes da América do Norte a sua plataforma de nuvem pública, no formato IAAS (Infraestrutura como Serviço), que foi batizada de vCloud Hybrid Service. Neste ano, mais especificamente no final de semana da VMworld 2014, a VMware anunciou uma alteração no nome deste serviço, assim como algumas novas ofertas que estarão disponíveis em breve.

A até então vCloud Hybrid Service passou a se chamar VMware vCloud Air.

A VMware vCloud Air é a plataforma de IAAS da VMware, baseada totalmente no VMware vSphere, e oferece aos seus clientes a possibilidade de migrar suas cargas de trabalho (VM`s, aplicações) de uma infraestrutura interna (nuvem privada) para uma infraestrutura externa (vCloud Air), ou vice-versa, de forma muito mais tranquila, pois permite usar as mesmas ferramentas que já são utilizadas normalmente.

vCloud Air

A vCloud Air está sendo oferecida em três classes de serviços diferentes:

Dedicated Cloud: classe de serviço que fornece uma nuvem privada exclusiva com servidores dedicados, tráfego de rede camada 2 isolado, volumes de armazenamento dedicados, e uma instância para gerenciamento de nuvem dedicada. A capacidade da infraestrutura pode ser alocada para um único datacenter virtual ou para múltiplos datacenters, de acordo com a vontade do cliente.

Virtual Private Cloud: classe de serviço que fornece uma nuvem privada virtual com recursos isolados logicamente em uma infraestrutura física compartilhada, configurada como um único datacenter virtual com recursos de rede.

Disaster Recovery: classe de serviço que fornece uma nuvem virtual privada, configurada como um datacenter virtual para recuperação de desastres utilizado para replicação, failover e recuperação de VM’s remotamente. Assim como na classe de serviço Virtual Private Cloud, nessa classe os recursos são isolados logicamente em uma infraestrutura física compartilhada.

vCloud Air Core Service

A seguir você confere um vídeo animado com uma visão geral da vCloud Air:

Nenhum comentário:

Postar um comentário