quarta-feira, 3 de setembro de 2014

VMworld 2014 - EVO:RAIL: appliance para infraestrutura hiperconvergente

                 

Talvez o principal anúncio feito na VMworld 2014 tenha sido o lançamento da nova plataforma de infrastrutura hiperconvergente, chamada de EVO.

Para entender melhor o que é exatamente uma infraestrutura hiperconvergente, vou descrever abaixo como a forma de construir um data center mudou de alguns anos para cá:

Infraestrutura Customizada (best-of-breed) – Esta é a forma mais tradicional de se construir um data center. Geralmente as companhias escolhem os fabricantes que mais lhe agradam em cada uma das áreas (servidores, rede, armazenamento, segurança e etc...) e faz a interligação entre os seus componentes. A vantagem deste tipo de arquitetura é que as empresas não ficam amarradas a um fabricante específico. Mas por outro lado exige uma equipe mais experiente e com skill em cada uma das soluções.

Infraestrutura Convergente – Esse tipo de solução passou a ser oferecida por alguns fabricantes com a intenção de minimizar o esforço necessário para construir uma infraestrutura para um data center. Dessa forma as empresas passaram a vender uma única solução (que é o caso do Vblock - EMC) ou um tipo de referência de arquitetura (como o Flexpod - NetApp) que já integra diversas tecnologias, como servidores, rede, armazenamento e virtualização.

Infraestrutura Hiperconvergente – A última tendência na área de infraestrutura de TI é a adoção da infraestrutura hiperconvergente. Neste tipo de arquitetura os fabricantes estão oferecendo todas as soluções necessárias na construção de uma infraestrutura de TI (servidores, rede, armazenamento, virtualização) em uma única caixa – geralmente algo em torno de 2U. A diferença é que além das soluções já citadas, este tipo de infraestrutura também já inclui nessas caixas soluções de backup, deduplicação, compressão, capacidades de snapshot e etc. Alguns dos fabricantes com mais destaque nessa área são NutanixSimpliVityOmniCube.

É nessa terceira categoria que a nova família EVO se encaixa. Neste primeiro momento foi anunciado apenas o primeiro membro da familia, chamado de EVO:RAIL. Posteriormente será lançado um segundo produto, que será chamado de EVO:RACK.

O que é o EVO:RAIL?

É um appliance de infraestrutura hiperconvergente (HCIA – Hyper-Converged Infrastructure Appliance) que combina um software e um hardware com recursos de processamento, armazenamento e rede e que será oferecido pelos parceiros de hardware da VMware, que são: EMC, Dell, Fujitsu, Inspu, Net One Systems e SuperMicro.

Componentes de Hardware

Alguns boatos sugeriram que a VMware também entraria no mercado de hardware, mas isso não se confirmou. Portanto a aquisição do EVO:RAIL será feita através destes parceiros citados anteriormente, que farão a venda do appliance juntamente com o software EVO:RAIL já integrado e também fornecerá todo o suporte de hardware e software para os clientes.

Cada HCIA (appliance de infraestrutura hiperconvergente) irá possuir 4 nós de processamento [como se fossem 4 servidores de rede] com recursos de CPU & RAM, armazenamento e rede dedicados, além de duas fontes de energia redundantes.


Cada um dos nós que compõem o appliance terá a seguinte configuração:

- Dois processadores Intel E5-2620 v2 six-core CPUs;
192GB de RAM;
- Um dispositivo para boot do ESXI (32 GB SLC SATADOM  ou 146GB SAS 10K-RPM HDD);
- 3 discos SAS 10K RPM 1.2TB HDD para ser utilizado pelo datastore da Virtual SAN;
- Um disco SSD de 400GB MLC enterprise-grade para leitura/escrita de cache;
- Uma controladora de disco certificada para a Virtual SAN;
- Duas portas 10GbE (podendo ser tanto 10GBase-T como SFP+);
- Uma porta 1GbE IPMI para gerenciamento remoto (out-of-band);

Com a versão 1.0 do appliance será possível combinar até 4 appliances, totalizando 16 hosts ESXi e 1 Virtual SAN datastore, gerenciados por um único vCenter Server e uma instância do EVO:RAIL. É o EVO:RAIL que trata da instalação, configuração e gerenciamento, o que permite que a adição de capacidade computacional e expansão de um datastore Virtual SAN sejam feitos automaticamente. Novos appliances são descobertos automaticamente e a adicão destes ao cluster EVO:RAIL é feita facilmente através de poucos cliques no mouse.

Componentes de Software

O software em si (EVO:RAIL) é totalmente baseado nas tecnologias já conhecidas da VMware (VMware vSphere, vCenter Server e Virtual SAN). A grande diferença está na sua Engine, que é basicamente a interface de front-end construída sobre HTML5.


O EVO:RAIL é composto por:

- O software EVO:RAIL para Instalação, Configuração e Gerenciamento;
- VMware vSphere Enterprise Plus;
- Virtual SAN;
- vCenter Server;
- vCenter Log Insight;

O EVO:RAIL é otimizado para novos usuários VMware e também para administradores mais experientes. O fato de exigir uma experiência mínima para realizar a instalação, a configuração e o gerenciamento, permite que o EVO:RAIL seja utilizado em locais que possuem equipes de TI limitadas ou até mesmo nenhuma equipe de TI no local.

Segue abaixo um vídeo com uma breve demostração do EVO:RAIL:


Aqui você tem um link para um FAQ sobre o EVO:RAIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário