domingo, 3 de agosto de 2014

Como verificar o status do VMware VAAI

                 

Há algum tempo atrás eu fiz um post explicando sobre o que é o VMware VAAI, recomendo que aqueles que ainda não leram ou que ainda não tem certeza de como esta funcionalidade trabalha que dêem uma passada por lá antes de prosseguirem. 

Neste post vou mostrar como podemos verificar no nosso ambiente se essa tecnologia vêm sendo utilizada, uma vez que a funcionalidade já vem habilitada por padrão nos servidores ESXi.

Existem várias formas de verificarmos se os nossos datastores estão fazendo uso do VMware VAAI ou não. Veja a seguir algumas dessas possibilidades:

VMware vSphere Client:

Selecione um host, clique na aba Configuration >> Storage e verifique a aba Hardware Acceleration:


VMware vSphere Web Client:

Para verificar o status do VAAI (Hardware Acceleration) no Web Client é um pouco diferente. Na sua tela inicial (HOME) clique em Storage. Em seguida selecione o datastore desejado, clique na aba Manage >> Settings >> General:


Pela inteface gráfica são três os tipos de status que podem ser exibidos:

Not Supported: Quando o dispositivo não consegue realizar operações VAAI.
Unknown: Quando o dispositivo consegue realizar só algumas das operações VAAI.
Supported: Quando o dispositivo é capaz de realizar todas as operações VAAI.

Pela linha de comando é possível ver com mais detalhes quais as operações que são suportadas em dispositivos do tipo bloco (iSCSI ou FC) através do comando:

esxcli storage core device vaai status get

É possível utilizar a opção –d para exibir apenas o dispositivo desejado.

Repare que na saída do comando é exibido detalhadamente qual o status de cada uma das operações VAAI. 

Nos casos dos dispositivos NAS (NFS) podemos utilizar o comando abaixo, mas o resultado é semelhante ao que é exibido pela interface gráfica:

esxcli storage nfs list


Por padrão as operações do VAAI já vem habilitadas e não há a necessidade de nenhuma intervenção do administrador para o seu funcionamento, com excessão da operação de UNMAP (Dead Space Raclamation), que desde a versão ESXi 5.0 Patch 02 (Build Number 515841) vem desabilitada por padrão, e exige que o administrador execute um comando na CLI para que determinado espaço seja recuperado. Caso seja necessário, todas as demais operações podem ser desabilitadas no ESXi. 

Essas alterações podem ser feitas tanto pela CLI como pela GUI, e são dinâmicas, portanto não é necessário colocar o host ESXi em modo de manutenção e nem reiniciá-lo após as alterações.

As operações Full Block (XCOPY) e Block Zero (Write Same) podem ser desabilitadas alterando-se as seguintes opções avançadas no ESXi:

Full Block: DataMover.HardwareAcceleratedInit
Block Zero: DataMover.HardwareAcceleratedMove



A operação Hardware Assisted Locking (ATS) pode ser desabilitada alterando-se a seguinte opção avançada no ESXi:

ATS: VMFS3.HardwareAcceleratedLocking



Nenhum comentário:

Postar um comentário