terça-feira, 27 de julho de 2010

Novidades no lançamento do VSphere 4.1

                 

Recentemente (há cerca de duas semanas), a VMware oficializou o lançamento do VSphere 4.1, um ano após o lançamento do Vsphere 4.0. O VSphere 4.1 apresenta uma imensa quantidade de novidades e melhorias, o que justifica o fato de ter sido lançado como uma nova versão ao invés de um ‘Update’.

Entre as novidades que foram anunciadas, uma que deve “pegar” alguns desavisados de surpresa, foi a confirmação de que este será o último ‘release’ do ESX, a partir do próximo lançamento do VSphere teremos apenas o ESXi, portanto se você ainda não migrou o seu ambiente, essa é uma boa hora!

Segue uma lista de algumas das novidades/alterações que podem ser conferidas no VSphere 4.1:

- O número de migrações concorrentes via vMotion subiu para 4 num link de 1 Gbps e para 8 num link de 10Gbps.

- A velocidade do processo de migração via vMotion aumentou consideravelmente, tornando o processo de evacuação de um host muito mais rápido.

- Integração do ESX/ESXi com o Active Directory.

- Novas regras no DRS que permitem definir afinidade entre uma VM e um ou mais hosts.

- Adicionada uma nova técnica no gerenciamento de memória, Memory Compression, proporcionando um uso mais eficiente da memória do host. Essa é uma técnica que está entre o ‘Ballooning’ e o ‘Host Swapping’, ou seja, quando o host não consegue recuperar memória através do ‘ballooning’ ele irá usar a técnica de Memory Compression, para só então, no caso de ainda estar apresentando falta de memória, partir para o swap em disco. (Estou preparando um post para explicar como funciona o gerenciamento de memória no ESX)

- Storage I/O Control – fornece a opção de ‘limits’ e ‘shares’ para acesso a disco, ou seja, permite que você garanta para uma VM um determinado nível de acesso ao storage,mesmo quando o mesmo encontra-se sobrecarregado.

- Network I/O Control – permite gerenciar e particionar a banda de rede numa placa física entre diferentes tipos de trafego (VMs, vMotion, FT, ...).

- Load-Based Team – balanceamento automático de carga num grupo de placas de rede físicas configuradas em um vNetwork Distributed Switch.


Futuramente pretendo publicar alguns posts mais detalhados sobre algumas dessas novidades.

Segue alguns links oficiais da VMware:

Link: http://www.vmware.com/support/vsphere4/doc/vsp_41_new_feat.html

Link: http://www.vmware.com/files/pdf/VMware-Whats-New-in-vSphere-41-ds-en.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário